3 melhores maneiras de criar um website

Construir um site para a sua organização ou negócio é crucial para o seu sucesso futuro. Como tal, é vital que conheça todas as possibilidades para a construção do seu site. Existem muitas maneiras diferentes de criar um site para a sua empresa.

Tenha em conta fatores como o custo, escopo, cronograma, tamanho do seu negócio, objetivos e viabilidade.

O que considerar antes de construir um site

Antes de decidir como construir o seu site, deverá considerar dois fatores críticos. Estes são:

Tempo. O tempo necessário para construir um site pode variar amplamente com base no método que for escolhido para o desenvolvimento. Portanto, é essencial saber qual o time-to-market para o seu site.

Despesas. Construir um site pode ser barato se optar por solução mais simples ou “já feita”, ou um pouco mais dispendioso para um site diferente, mais personalizado e até com alguma lógica de negócio associada (formulários, áreas de cliente, etc).

Saber quanto tempo e dinheiro tem disponível para o projeto do seu site é fundamental. Isso ajudará a guiá-lo ao avaliar as opções a seguir pois não há “uma maneira certa” de desenvolver um site.

Para o ajudar a ter uma ideia das diferentes possibilidades para o desenvolvimento do seu site, aqui estão quatro opções a serem consideradas:

1. Faça você mesmo com HTML e CSS

Se tiver experiencia a nível de programação, pode desenvolver o seu site do zero utilizando HTML e CSS. Essas são as linguagens fundamentais utilizadas no desenvolvimento da maioria dos sites.

Se pretende desenvolver o seu site desta forma, convém reunir algumas ferramentas, incluindo:

  • Um editor de código. Uma ferramenta que torne mais fácil a escrita do código. Alguns exemplos incluem Brackets, Visual Studio e PhpStorm.
  • Uma aplicação de transferência de arquivos (FTP). Ao desenvolver do zero, irá precisar de uma forma simples de transferir os seus arquivos HTML e CSS de e para o seu servidor da web. Uma das soluções gratuitas mais conhecidas é o FileZilla.

Desenvolver o seu site do zero permite a máxima flexibilidade. Ao mesmo tempo, precisará de muito tempo disponível e conhecimentos de programação para tal.

2. Contrate uma empresa de Desenvolvimento de Websites

A opção mais cara, mas também a mais fácil e com um resultado de maior qualidade. Uma empresa com experiência neste tipo de projetos vai guiá-lo pelo processo e dar-lhe os melhores conselhos com base na sua experiência. Lembre-se apenas que neste caso, apenas estará a contratar o design/desenvolvimento. Também terá de pagar para ter o site hospedado ou para criar o conteúdo que queira disponibilizar aos visitantes do site. Para as pessoas que não querem ter nada a ver com um site, investir dinheiro nesta opção pode ser a melhor solução.

Se estiver interessado em seguir este caminho, aqui estão algumas dicas para encontrar um parceiro de qualidade e ter um relacionamento produtivo com ele:

  • Decida se você pretende contratar uma agência ou freelancer. Se estiver interessado em contratar um freelancer, sites como Upwork e Fiverr podem ser úteis.
  • Se pretender uma agência, empresas como a AppX, a Websystems ou a SITE PT poderão ser parceiros a considerar.
  • Certifique-se que tem metas claramente definidas para o seu site.
  • Determine com antecedência de quantas páginas o seu site precisa para estabelecer um escopo de trabalho razoável.

3. Use um construtor de sites

Finalmente, os construtores de sites oferecem uma maneira simples de projetar, construir, lançar e gerir seu site por preços muito baixos ou mesmo gratuitamente. Esses construtores são geralmente painéis de controlo do tipo “arrastar e soltar”, o que significa que tem uma série de opções (textos, imagens…) que simplesmente arrasta para o site e preenche com o conteúdo. É importante notar que qualquer construtor de sites é limitado por natureza e pode não lhe dar tanto controle sobre a aparência e a funcionalidade do seu site quanto algumas das outras opções na nossa lista.

Os construtores de sites podem economizar tempo e dinheiro, permitindo que coloque o seu novo site em funcionamento rapidamente. No entanto, nunca terá um site completamente adaptado ao seu negócio, podendo ser mais moroso de gerir do que uma solução criada por uma agência, e não responder a todas as necessidades especificas do negócio.

Deverá analisar todas as opções e escolher a que melhor se adequa ao que necessita.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Subscreva a nossa Newsletter

Receba atualizações sobre a AppX

Ler mais .

Enviado!
Obrigado.

Solução Fixa

Projeto à medida

Desenvolva o seu projeto com a AppX e tenha uma solução completa, chave na mão.

Solução ideal para projetos de pequena e média dimensão, de âmbito fechado e necessidades de colaboração e desenvolvimento pontuais.

  • Controle os custos do seu projeto com um desenvolvimento de âmbito fechado.
  • O seu projeto será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar qualificada e alinhada com as necessidades do projecto.
  • Equipa disponível, de forma a proporcionar uma comunicação rápida e eficaz.
  • Esforço reduzido na gestão de recursos.
  • Acesso a uma equipa técnica e funcional especializada.
A nossa empresa possui todas as valências humanas e técnicas adquiridas ao longo de vários anos de experiência, permitindo-nos estar à altura dos clientes mais exigentes.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
Ao continuar, você concorda com o seu uso. Saiba mais sobre cookies aqui.

Pedro Romano .

Pedro Romano é um dos Executive Partners da AppX – Software Development. Tem mais de 5 anos de experiência profissional, entre desenvolvimento de software e o ensino Universitário.

Estudou Engenharia de Telecomunicações e Informática no ISCTE-IUL e publicou um artigo científico na área de Machine Learning. Durante o curso, foi-lhe atribuído o prémio Top Talent e participou em vários projetos, entre os quais a job fair FISTA, onde foi responsável pelo desenho das plataformas web e pelo desenvolvimento da aplicação iOS. Em 2015, após vencer um concurso de ideias, desenvolveu um modelo completo de software e hardware para um banco de jardim inteligente, que mais tarde evoluiu para a construção de um protótipo funcional à escala real.

Entre 2015 e 2017, foi Docente Universitário no ISCTE-IUL e lecionou cadeiras de programação focadas em algoritmos de programação e o paradigma de programação orientada para objectos, em Java.

Em 2017, integrou a equipa de uma software house (Runtime Revolution) com o papel de web e mobile developer. Foi responsável pelo desenvolvimento de aplicações iOS, Android e backends Ruby on Rails.

Em 2018, foi co-fundador da AppX, liderando uma equipa que ajuda os clientes a desenhar e desenvolver estratégias digitais para os seus negócios, ajudando-os a atingir os seus objectivos.

Manuel Oliveira .

Manuel Oliveira é um dos Executive Partners da AppX – Software Development. Tem mais de 5 anos de experiência na concepção e no desenvolvimento de plataformas web.

Estudou Engenharia Informática no ISCTE-IUL. Durante o curso, foi-lhe atribuído o prémio Top Talent e foi um elemento chave em vários eventos anuais dentro e fora da Universidade. Estes eventos incluem a job fair FISTA e o Lisbon Game Conference, entre outros. Nestes projetos, foi responsável por desenvolver plataformas web de suporte completo aos eventos, que permitiram a gestão de participantes e equipas internas, bem como a automatização de tarefas.

Em 2016, a sua competência comprovada na concepção e desenvolvimento destas plataformas levaram-no a ser contratado diretamente pelo ISCTE-IUL para desenvolver uma solução multiplataforma para gerir um dos mais importantes eventos da Universidade, com milhares de participantes: o IULCOME. No mesmo ano, foi nomeado Vice Presidente do IEEE e Chairman do Computer Society branch.

Em 2018, integrou uma equipa com o objetivo de desenvolver uma plataforma que agregava estudantes, professores e empresas conectando o mundo académico com o mundo empresarial, sendo responsável pela concepção e desenvolvimento da solução.

Ainda em 2018, foi co-fundador da AppX, liderando uma equipa que ajuda os clientes a desenhar e desenvolver estratégias digitais para os seus negócios, ajudando-os a atingir os seus objectivos.

José Serro .

José Serro é um dos Executive Partners da AppX – Software Development. Tem mais de 5 anos de experiência em desenvolvimento de software e plataformas web.

Estudou Engenharia Informática no ISCTE-IUL. Durante o curso, foi-lhe atribuído o prémio Top Talent e integrou vários projetos como a job fair FISTA onde foi responsável por desenvolver a aplicação Android do evento. Na sua tese de mestrado, desenvolveu uma solução de software baseada em deep learning para analisar transações de FOREX em tempo real e combiná-las com notícias e eventos históricos para prever as flutuações do mercado.

Em 2014, integrou uma equipa de developers no Mercado Eletrónico, e especializou-se em diversas tecnologias como Java, Spring, Javascript, Postgres, MongoDB, Elastic Search e processos BPMN. As suas fortes capacidades técnicas e de liderança levaram-no a tornar-se gestor de equipa poucos meses mais tarde.

Em 2018, integrou uma equipa do ISCTE-IUL com o objetivo de desenvolver uma plataforma que agregava estudantes, professores e empresas conectando o mundo académico com o mundo empresarial, sendo responsável pela concepção e desenvolvimento da solução.

Ainda em 2018, foi co-fundador da AppX, liderando uma equipa que ajuda os clientes a desenhar e desenvolver estratégias digitais para os seus negócios, ajudando-os a atingir os seus objectivos.

Estamos à tua espera.
Conta-nos um pouco mais sobre ti .

O que procuras?
O teu curriculum (anexa um ficheiro .pdf)