Dada a sua potencialidade, mas também devido à enorme complexidade logística, fomos contactados desde a terceira edição para desenvolver uma solução multiplataforma integradora de um grande conjunto de módulos para interação direta com participantes e membros da organização. Ao longo de 3 edições tivemos a oportunidade de fazer evoluir a solução, acompanhando o crescimento do evento.
Sem entrar em grande detalhes, gostaríamos de falar um pouco sobre a iniciativa e como os desenvolvimentos puderam contribuir para a mesma.
A iniciativa do ISCTE convida os participantes a elaborar uma solução para problemas concretos da sociedade nos temas (i) Planeta e (ii) Pessoas. Para tal, os participantes eram agrupados em equipas de 4 ou 5 elementos e acompanhados por um estudante da instituição (mentor).
Em edições prévias do evento, as equipas verificavam-se ser muito irregulares em número de participantes, uma vez que antes do evento era impossível saber exatamente que estudantes iriam participar. Coloca-se assim o principal desafio:
Como garantir equipas completas com participantes de cursos diferentes apenas com informação em tempo real?
Foi com essa necessidade em mente que foi criada a primeira versão da solução, capaz de preencher as equipas à medida que os participantes iam chegando e atribuindo mentores novos sempre que necessário. Todas as equipas ficariam completas, mesmo garantindo que todos os participantes eram de cursos diferentes e que nenhum era posto de parte.
Ao longo das duas edições seguintes do evento, foram sendo adicionadas novas funcionalidades, para facilitar a logística do evento, poupar recursos e motivar a participação dos novos estudantes (por exemplo, introduzindo a app de gamification). A informação apresentada de seguida corresponde ao produto final utilizado na terceira edição do evento, em 2018.
Integração com a plataforma de gestão de estudantes da instituição e criação de equipas no momento de check-in.
Check-in diário através da leitura de cartões de estudante (para participantes e staff).
Marcação de almoço através de cartão de estudante. Contabilização independente de almoços por cada posto de refeição.
App mobile para os participantes. Pontuações mediante presenças e respostas a desafios.
Formulários para preenchimento pelo júri. Cálculo automático de apurados para a final e de vencedores.
A partir do backoffice é possível gerir todos os intervenientes no evento, equipas, deslocações ao local de voluntariado, respostas aos formulários, sessões, postos do peddy paper, etc.
Através da app os participantes têm toda a informação relativa ao evento num só local: pontos, equipa, mentor, local de voluntariado, mapa do campus, etc.
É também nesta aplicação que poderão validar presenças e responder a questionários para ganhar pontos.
Módulo dedicado para os concessionários validação dos almoços vendidos em cada dia.
Módulo para apresentação de pontuações em tempo real integrado no sistema de signage da instituição, sendo apresentado ao lado das notícias e conteúdos habituais.
Para suportar as funcionalidades necessárias, foram desenvolvidos diversos módulos, cada um utilizando a tecnologia apropriada, sendo dado foco às tecnologias de desenvolvimento mais modernas.
O ReactJS, por exemplo, permitiu o desenvolvimento rápido de uma aplicação mobile que não necessita de instalação para utilização, podendo ser acedida diretamente através do navegador do dispositivo.
A framework lumen permitiu o desenvolvimento rápido e organizado do backend da aplicação e de alguns dos módulos. Já facilita por defeito a interação de forma segura com a base de dados e o controlo de acessos a endpoints, entre outros.
Este projeto foi um grande desafio no qual tivemos um enorme gosto em participar. As várias edições em que fomos convidados para colaborar deram-nos oportunidade de fazer crescer a solução, inovando-a cada vez mais através do feedback recebido e das novas necessidades de cada edição.
Gostaríamos de agradecer à instituição que nos convidou e aos serviços da mesma com quem tivemos a oportunidade de interagir durante as várias edições do evento, que nos deram liberdade e nos desafiaram a fazer algo que nunca antes tínhamos feito. Todas as interações foram de uma qualidade imensurável, havendo sempre um ambiente confortável e propício à criatividade de todas as partes.
Aguardamos ansiosamente pela oportunidade de implementar uma solução deste tipo num outro evento, que terá certamente outros desafios.
A AppX revelou criatividade e a maior capacidade de adaptação e de problem solving.
Vanda Simões
Serviços de gestão de ensino do ISCTE-IUL
A disponibilidade e o profissionalismo da AppX foram inestimáveis na construção e no acompanhamento do projeto IULCOME 2018. A atividade propunha uma complexa gestão de pessoas – desde o check-in, à atribuição in loco de uma equipa; uma complexa gestão de atividades – todas elas gamificadas e todas elas em espaços específicos; e uma complexa gestão de pontuações – decorrida da prestação individual e de equipa em cada atividade, e da especificamente atribuída, numa sessão final, pelo público e pelo júri. Ao desafio inicial, e aos obstáculos encontrados antes e durante a atividade, a AppX revelou criatividade e a maior capacidade de adaptação e de problem solving.
Pedro Romano é um dos Executive Partners da AppX – Software Development. Tem mais de 5 anos de experiência profissional, entre desenvolvimento de software e o ensino Universitário.
Estudou Engenharia de Telecomunicações e Informática no ISCTE-IUL e publicou um artigo científico na área de Machine Learning. Durante o curso, foi-lhe atribuído o prémio Top Talent e participou em vários projetos, entre os quais a job fair FISTA, onde foi responsável pelo desenho das plataformas web e pelo desenvolvimento da aplicação iOS. Em 2015, após vencer um concurso de ideias, desenvolveu um modelo completo de software e hardware para um banco de jardim inteligente, que mais tarde evoluiu para a construção de um protótipo funcional à escala real.
Entre 2015 e 2017, foi Docente Universitário no ISCTE-IUL e lecionou cadeiras de programação focadas em algoritmos de programação e o paradigma de programação orientada para objectos, em Java.
Em 2017, integrou a equipa de uma software house (Runtime Revolution) com o papel de web e mobile developer. Foi responsável pelo desenvolvimento de aplicações iOS, Android e backends Ruby on Rails.
Em 2018, foi co-fundador da AppX, liderando uma equipa que ajuda os clientes a desenhar e desenvolver estratégias digitais para os seus negócios, ajudando-os a atingir os seus objectivos.
Manuel Oliveira é um dos Executive Partners da AppX – Software Development. Tem mais de 5 anos de experiência na concepção e no desenvolvimento de plataformas web.
Estudou Engenharia Informática no ISCTE-IUL. Durante o curso, foi-lhe atribuído o prémio Top Talent e foi um elemento chave em vários eventos anuais dentro e fora da Universidade. Estes eventos incluem a job fair FISTA e o Lisbon Game Conference, entre outros. Nestes projetos, foi responsável por desenvolver plataformas web de suporte completo aos eventos, que permitiram a gestão de participantes e equipas internas, bem como a automatização de tarefas.
Em 2016, a sua competência comprovada na concepção e desenvolvimento destas plataformas levaram-no a ser contratado diretamente pelo ISCTE-IUL para desenvolver uma solução multiplataforma para gerir um dos mais importantes eventos da Universidade, com milhares de participantes: o IULCOME. No mesmo ano, foi nomeado Vice Presidente do IEEE e Chairman do Computer Society branch.
Em 2018, integrou uma equipa com o objetivo de desenvolver uma plataforma que agregava estudantes, professores e empresas conectando o mundo académico com o mundo empresarial, sendo responsável pela concepção e desenvolvimento da solução.
Ainda em 2018, foi co-fundador da AppX, liderando uma equipa que ajuda os clientes a desenhar e desenvolver estratégias digitais para os seus negócios, ajudando-os a atingir os seus objectivos.
José Serro é um dos Executive Partners da AppX – Software Development. Tem mais de 5 anos de experiência em desenvolvimento de software e plataformas web.
Estudou Engenharia Informática no ISCTE-IUL. Durante o curso, foi-lhe atribuído o prémio Top Talent e integrou vários projetos como a job fair FISTA onde foi responsável por desenvolver a aplicação Android do evento. Na sua tese de mestrado, desenvolveu uma solução de software baseada em deep learning para analisar transações de FOREX em tempo real e combiná-las com notícias e eventos históricos para prever as flutuações do mercado.
Em 2014, integrou uma equipa de developers no Mercado Eletrónico, e especializou-se em diversas tecnologias como Java, Spring, Javascript, Postgres, MongoDB, Elastic Search e processos BPMN. As suas fortes capacidades técnicas e de liderança levaram-no a tornar-se gestor de equipa poucos meses mais tarde.
Em 2018, integrou uma equipa do ISCTE-IUL com o objetivo de desenvolver uma plataforma que agregava estudantes, professores e empresas conectando o mundo académico com o mundo empresarial, sendo responsável pela concepção e desenvolvimento da solução.
Ainda em 2018, foi co-fundador da AppX, liderando uma equipa que ajuda os clientes a desenhar e desenvolver estratégias digitais para os seus negócios, ajudando-os a atingir os seus objectivos.