A Inlife introduz no mercado uma nova abordagem ao arrendamento de casas para estudantes e profissionais em Portugal. Acredita que as soluções disponíveis atualmente baseadas apenas em fotografias, alguns vídeos e descrições genéricas muitas vezes não cumprem as expectativas dos clientes e originam decisões sem certeza nem confiança que resultam em desilusão.
Para suportar esta abordagem seria necessário o desenvolvimento de uma solução customizada, adaptada às regras de negócio. Foi por essa razão que fomos contactados pela Inlife.

Desafio.

O cliente definiu uma estratégia digital-first na forma como aborda os clientes com os seus serviços, inteiramente baseados em plataformas digitais.

A Inlife desenvolveu dois serviços inovadores: Housing Trip e My Inlife Advisor.  Enquanto o primeiro serviço se baseia numa tour para visitar apartamentos, o segundo introduz um assistente pessoal (advisor) que fornece recomendações manuais de casas baseadas nos critérios inseridos pelo utilizador e a possibilidade de fazer visitas virtuais por videochamada.

A AppX trabalhou com a Inlife no desenvolvimento das soluções digitais que servem de suporte a ambos os serviços.

Solução.

A solução passou pelo desenvolvimento de duas aplicações: uma aplicação web para o cliente-final e um backoffice para a equipa da Inlife gerir todo o processo de arrendamento. Sendo um produto totalmente digital, toda a interação e todo o processo é feito através da plataforma: marcação de visitas, troca de datas, notificação de senhorios, pagamentos online, entre outros.

A Inlife tem uma extensa base de dados preenchida pela equipa, que teve de ser integrada com a nova plataforma. 

Funcionalidades.

Recomendação inteligente

Para aproveitar da melhor forma a informação disponível na base de dados foi implementado um algoritmo avançado de pesquisa e recomendações inteligentes baseado em Elastic Search

A rápida e precisa resposta desta tecnologia resulta numa enorme otimização de tempo e recursos da equipa da Inlife, uma vez que as casas são atribuídas de forma automática.

Comunicação em tempo real

Uma vez que o contacto próximo com o utilizador e a personalização do serviço digital são pontos fundamentais da plataforma, foi desenvolvido um sistema de comunicação integrado que permite aos advisors contactar em tempo real com os utilizadores para os acompanhar nos processos de visita e de reserva.

Pagamentos integrados

Para maior comodidade e segurança na compra dos serviços ou na reserva das casas, o sistema está integrado com um sistema de compras online através de cartão de crédito ou PayPal. Direcionada ao mercado internacional, a solução dispõe assim dos principais métodos de pagamento utilizados em todo o mundo.

Backoffice

Na equipa interna da Inlife, um conjunto de profissionais trabalham diariamente na recomendação de casas, no suporte aos utilizadores via chat integrado na plataforma e na análise de estatísticas de negócio. O backoffice permite a gestão de toda a infraestrutura e suporta o trabalho de todas as equipas.

Solução tecnológica.

A plataforma foi desenvolvida com recurso às mais recentes tecnologias Web. Foram utilizadas tecnologias baseadas em Javascript como Angular JS e Node.js, juntamente com serviços Amazon para persistência de dados.

Impacto da solução.

Estes serviços digitais foram lançados em 2019 e contam já com milhares de utilizadores em todo o mundo. Muitos deles, já encontraram o seu alojamento em Portugal.

A Inlife faz um balanço positivo da forma como a digitalização dos seus serviços permitiu escalar o negócio, chegar de forma mais fácil e direta ao público e preencher a lacuna de mercado com um serviço capaz de transmitir ao utilizador maior confiança e consciência sobre o espaço que vai alugar.

Parceiro tecnológico de excelência.

Manuel Andrade

Head of Finance & DX na Inlife

A AppX tem sido um parceiro tecnológico de excelência para a INLIFE. O profissionalismo, a agilidade e a capacidade para responder de forma rápida às nossas necessidades são as qualidades que mais destacamos.